• 23 de outubro de 2020

    Pesquisadores do LABMUNDO participam ativamente do 12º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (19-23/out. de 2020)

    12º Encontro ABCP

    Danielle Costa da Silva fez o lançamento de seu livro, Direitos humanos, política externa brasileira e ONGs: a democratização da agenda, além de apresentar seu trabalho intitulado A contribuição das perspectivas do Sul à concepção universal dos direitos humanos na arena internacional: conflito ou complementaridade? na área temática Política Internacional. Tiago Nery apresentou o trabalho A política externa brasileira e as coalizões domésticas: das divergências sobre a inserção internacional e regional à recente ruptura (1994-2018) na AT Política Externa. Na mesma AT, Juliana Luiz, Rubens de S. Duarte e Carlos R. S. Milani apresentaram o artigo Política externa do governo Bolsonaro: a dimensão não democrática de uma política pública. Carlos R. S. Milani também coordenou e participou da mesa redonda intitulada Comparing Foreign Policies in the Global South, com a participação de Feliciano de Sá Guimarães (USP), Cameron Thies (Arizona State University) e Maria Regina Soares de Lima (IESP-UERJ). O coordenador do LABMUNDO também foi debatedor da sessão 6 da AT de Política Externa.

  • 16 de outubro de 2020

    Pesquisadora do LABMUNDO participa de vídeo sobre a pandemia no continente africano

    Renata Albuquerque Ribeiro, pesquisadora do LABMUNDO, fala sobre os impactos da COVID-19 na saúde e na economia dos países africanos:

  • 25 de setembro de 2020

    Pesquisador do Labmundo é apresentado como Reitor da Universidade Amílcar Cabral em Guiné-Bissau

    No último dia 22 de setembro, o pesquisador do Labmundo
    Timóteo Saba M’bunde foi apresentado como Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC). No ato da sua apresentação como responsável da UAC, Saba M’bunde defende o “investimento” no sistema, para a elevação da qualidade do ensino na Guiné-Bissau. Sobre a Universidade amílcar Cabral, o reitor fala da sua ambição:

    “Nós vamos trabalhar como temos feito até aqui, para que a Universidade Amílcar Cabral seja referenciada no plano nacional. O sistema do ensino na Guiné-Bissau passou por dificuldades e isso não é dúvida para ninguém. O importante é criar condições desde o ensino básico para a sua qualidade” sustentou.

  • 11 de setembro de 2020

    Leonildes Nazar publicou nota no blog do Center for Latin American Studies (CLAS)

    Leonildes Nazar, pesquisadora do Labmundo, publicou nota no blog do Center for Latin American Studies (CLAS) da Universidade da Califórnia em Berkeley, como um dos resultados de sua bolsa-sanduíche. Acesse aqui.

  • 28 de agosto de 2020

    CEBRI DEBATE: Realinhamento Global e Desafios para o Brasil

    O CEBRI e a Fundação Konrad Adenauer convidam para o debate ao vivo “Realinhamento global e desafios para o Brasil”, com Carlos Milani (IESP-UERJ), Oliver Stuenkel (FGV-SP), Maria Regina Soares de Lima (IESP-UERJ), Kevin Oswald (KAS) e Luciana Gama Muniz (CEBRI).

    Data e hora: 02 de setembro (quarta-feira), às 11h (horário de Brasília)

    http://www.cebri.org/evento/realinhamento-global-e-desafios-para-o-brasil

  • 7 de agosto de 2020

    Pesquisadora do LABMUNDO nomeada professora na UFRJ

    Danielle Costa da Silva, pesquisadora-doutora do LABMUNDO, foi nomeada professora-adjunta no Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Danielle fez seu mestrado e doutorado no IESP, tendo se especializado em temas relacionados a direitos humanos na política externa brasileira e nas relações internacionais. Os/as integrantes do LABMUNDO desejam muito êxito na nova trajetória de Danielle

  • 18 de julho de 2020

    Lançamento da 2ª edição do dicionário “Desenvolvimento e Questão Social”

    Está disponível a 2ª edição do Dicionário Temático Desenvolvimento e Questão Social. 110 problemáticas contemporâneas. Organizado por Anete Ivo (Coord.), Elsa Kraychete, Denise Vitale, Cristiana Mercuri, Angela Borges e Stella Senes, a obra foi revista e ampliada, acolhendo 114 autores de 40 universidades (brasileiras e de outros países) em 110 verbetes temáticos.

    Nesta edição, 14 pesquisadores das duas antenas do Labmundo assinam os seguintes verbetes:

    Carlos R. S. Milani – Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

    Daniel Maurício Cavalcanti de Aragão – ONU e a Agenda do Desenvolvimento

    Daniele Benzi – Desenvolvimento e Integração da América Latina

    Denise Vitale – Esfera Pública, Democracia e Desigualdades Sociais

                             Cosmopolitismo, Democracia e sociedade Civil

    Elga Lessa – Cooperação Norte-Sul

                         Cooperação Sul-Sul

    Elsa Sousa Kraychete – Sociedade civil e desenvolvimento

                                           Microfinanças e Pobreza

    Enara Echart – Direitos Humanos e Cooperação Sul-Sul

    José Aurivaldo Sacchetta Mendes – Migrações Internacionais

    Maria Elisa Huber Pessina – Eficácia – Ajuda Internacional para o Desenvolvimento

    Tiago Matos – Estrangeirização de Terras

    Tiago Nery – Cepal – Noção de desenvolvimento

  • 2 de abril de 2020

    Defesa da Tese “Efeitos políticos e institucionais da cooperação de Brasil, China e Portugal em Cabo Verde e Guiné-Bissau”

    Na sexta-feira 27/03/2020, o pesquisador do LABMUNDO, Timóteo Saba Mbunde , defendeu a sua Tese “Efeitos políticos e institucionais da cooperação de Brasil, China e Portugal em Cabo Verde e Guiné-Bissau”. A  banca foi composta por: Maria Villareal, Maria Regina, Miriam Saraiva e Monica Hirst e Carlos R. S. Milani (orientador).

     

  • 25 de março de 2020

    LABMUNDO realiza primeira plenária do ano por videoconferência

    No dia 23 de março, o LABMUNDO realizou sua primeira plenária do ano, mas com uma novidade: foi a primeira reunião integralmente por videoconferência. Com a preocupação de manter as atividades de pesquisa a pleno vapor, mas conscientes da necessidade de seguir as orientações das autoridades sanitárias de distanciamento social para combater a pandemia do Covid-19, pesquisadores integrantes da Antena Rio e convidados do GRISUL estiveram conectados por mais de duas horas para discutir os temas da pauta. A próxima plenária, dia 13 de abril, também será virtual.

     

  • 20 de março de 2020

    Publicação do relatório Revitalizing Global Partnerships for Sustainable Development por Carlos R. S. Milani


    A cooperação alemã/GIZ e a Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o  Desenvolvimento/AMEXCID publicaram o relatório Revitalizing Global Partnerships for Sustainable Development: Challenges in the Implementation of SDG 17 through South-south and Trilateral Cooperation in Brazil, China, India, Mexico, South Africa and Turkey, de autoria de Carlos R. S. Milani. O documento está disponível neste link.

Pesquisar
Arquivos