O LABMUNDO abre edital para seleção de 3 vagas de pesquisador de iniciação científica no Ateliê de Cartografia.
O edital destina-se à seleção de estudantes devidamente matriculados(as) em cursos de Graduação em Ciência Política, Relações Internacionais, Defesa, Ciências Sociais, História, Geografia ou em outros cursos de ciências humanas e sociais.
O período de inscrição iniciará às 00h00 do dia 22/02/2021 e encerrar-se-á às 23h59 do dia 26/03/2021.
Danielle Costa da Silva fez o lançamento de seu livro, Direitos humanos, política externa brasileira e ONGs: a democratização da agenda, além de apresentar seu trabalho intitulado A contribuição das perspectivas do Sul à concepção universal dos direitos humanos na arena internacional: conflito ou complementaridade? na área temática Política Internacional. Tiago Nery apresentou o trabalho A política externa brasileira e as coalizões domésticas: das divergências sobre a inserção internacional e regional à recente ruptura (1994-2018) na AT Política Externa. Na mesma AT, Juliana Luiz, Rubens de S. Duarte e Carlos R. S. Milani apresentaram o artigo Política externa do governo Bolsonaro: a dimensão não democrática de uma política pública. Carlos R. S. Milani também coordenou e participou da mesa redonda intitulada Comparing Foreign Policies in the Global South, com a participação de Feliciano de Sá Guimarães (USP), Cameron Thies (Arizona State University) e Maria Regina Soares de Lima (IESP-UERJ). O coordenador do LABMUNDO também foi debatedor da sessão 6 da AT de Política Externa.
No último dia 22 de setembro, o pesquisador do Labmundo
Timóteo Saba M’bunde foi apresentado como Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC). No ato da sua apresentação como responsável da UAC, Saba M’bunde defende o “investimento” no sistema, para a elevação da qualidade do ensino na Guiné-Bissau. Sobre a Universidade amílcar Cabral, o reitor fala da sua ambição:
“Nós vamos trabalhar como temos feito até aqui, para que a Universidade Amílcar Cabral seja referenciada no plano nacional. O sistema do ensino na Guiné-Bissau passou por dificuldades e isso não é dúvida para ninguém. O importante é criar condições desde o ensino básico para a sua qualidade” sustentou.
Leonildes Nazar, pesquisadora do Labmundo, publicou nota no blog do Center for Latin American Studies (CLAS) da Universidade da Califórnia em Berkeley, como um dos resultados de sua bolsa-sanduíche. Acesse aqui.
O CEBRI e a Fundação Konrad Adenauer convidam para o debate ao vivo “Realinhamento global e desafios para o Brasil”, com Carlos Milani (IESP-UERJ), Oliver Stuenkel (FGV-SP), Maria Regina Soares de Lima (IESP-UERJ), Kevin Oswald (KAS) e Luciana Gama Muniz (CEBRI).
Data e hora: 02 de setembro (quarta-feira), às 11h (horário de Brasília)
Danielle Costa da Silva, pesquisadora-doutora do LABMUNDO, foi nomeada professora-adjunta no Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Danielle fez seu mestrado e doutorado no IESP, tendo se especializado em temas relacionados a direitos humanos na política externa brasileira e nas relações internacionais. Os/as integrantes do LABMUNDO desejam muito êxito na nova trajetória de Danielle
Está disponível
a 2ª edição do Dicionário Temático Desenvolvimento e Questão Social. 110
problemáticas contemporâneas. Organizado por Anete Ivo (Coord.), Elsa
Kraychete, Denise Vitale, Cristiana Mercuri, Angela Borges e Stella Senes, a
obra foi revista e ampliada, acolhendo 114 autores de 40 universidades
(brasileiras e de outros países) em 110 verbetes temáticos.
Nesta edição, 14 pesquisadores das duas
antenas do Labmundo assinam os seguintes verbetes:
Carlos R. S. Milani – Cooperação
Internacional para o Desenvolvimento
Daniel Maurício Cavalcanti de Aragão – ONU
e a Agenda do Desenvolvimento
Daniele Benzi – Desenvolvimento e
Integração da América Latina
Denise Vitale – Esfera Pública,
Democracia e Desigualdades Sociais
Cosmopolitismo,
Democracia e sociedade Civil
Elga Lessa – Cooperação Norte-Sul
Cooperação Sul-Sul
Elsa Sousa Kraychete – Sociedade civil e
desenvolvimento
Microfinanças e
Pobreza
Enara Echart – Direitos Humanos e
Cooperação Sul-Sul
José Aurivaldo Sacchetta Mendes – Migrações
Internacionais
Maria Elisa Huber Pessina – Eficácia –
Ajuda Internacional para o Desenvolvimento
Na sexta-feira 27/03/2020, o pesquisador do LABMUNDO, Timóteo Saba Mbunde , defendeu a sua Tese “Efeitos políticos e institucionais da cooperação de Brasil, China e Portugal em Cabo Verde e Guiné-Bissau”. A banca foi composta por: Maria Villareal, Maria Regina, Miriam Saraiva e Monica Hirst e Carlos R. S. Milani (orientador).
No dia 23 de março, o LABMUNDO realizou sua primeira plenária do ano, mas com uma novidade: foi a primeira reunião integralmente por videoconferência. Com a preocupação de manter as atividades de pesquisa a pleno vapor, mas conscientes da necessidade de seguir as orientações das autoridades sanitárias de distanciamento social para combater a pandemia do Covid-19, pesquisadores integrantes da Antena Rio e convidados do GRISUL estiveram conectados por mais de duas horas para discutir os temas da pauta. A próxima plenária, dia 13 de abril, também será virtual.