• 15 de maio de 2019

    Renovação do curso Espaço Mundial: perspectivas França-Brasil

    No seu segundo ano de implementação, a cooperação entre Sciences Po e LABMUNDO renova o curso “Espaço mundial: perspectivas França-Brasil”, um MOOC (Massive Open Online Course) disponível na plataforma Coursera. Com um total de 961 estudantes ao longo dos dois anos e 578 estudantes cursando atualmente, o curso foi concebido por Bertrand Badie, Marie Françoise Durand e Carlos Milani. Mais informações em: https://www.coursera.org/learn/espaco-mundial 

     

  • 10 de maio de 2019

    Pesquisador do Labmundo participa do programa Sem Fronteiras, sobre as eleições da África do Sul

    O pesquisador do Labmundo, Pablo Saturnino Braga, participou do programa Sem Fronteiras, no dia 3 de Maio, onde houve uma discussão sobre “As eleições na África do Sul”.
     
    Vinte e cinco anos depois do fim do Apartheid, os sul-africanos vão mais uma vez às urnas. O Sem Fronteiras foi até Joanesburgo e Pretória, duas das mais importantes cidades do país, para mostrar o que os diferentes setores da sociedade esperam do futuro.
     
    Para assistir ao programa na íntegra, acesse o link abaixo:
    https://globosatplay.globo.com/globonews/v/7590192/

     

  • 10 de maio de 2019

    [Palestra] “México, Política Externa e Integração Regional”

    No dia 04 de junho de 2019, o IESP-UERJ sediará a palestra “México, Política Externa e Integração Regional”, seguida de debate aberto, com a Professora Dra. Mariana Aparicio, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
    Local:

    Sala Olavo Brasil Jr
    IESP-UERJ
    Rua da Matriz, 82
    Botafogo
    Horário:
    9h30-11h30
    Obs: Não é necessário fazer inscrições prévias
  • 6 de maio de 2019

    Coordenador do Labmundo ministra palestra na Universidade de Groningen

    O coordenador do LABMUNDO ministra palestra na Universidade de Groningen (Países Baixos) sobre o tema “Cooperação Sul-Sul e Potências Emergentes no continente africano: entre solidariedade e interesse”, em 15 de maio de 2019 (15h). Mais informações no cartaz abaixo:

  • 4 de abril de 2019

    LABMUNDO participa de seminário na Universitetet i Oslo

    Nos dias 14 e 15 de março de 2019, o professor Rubens de S. Duarte (PPGCM-IMM|ECEME) representou o LABMUNDO no seminário “The EU’s trade and development policies in a changing global environment”, realizado no campus da Universitetet i Oslo, pelo ARENA Centre for European Studies. Além da representação brasileira citada, o evento contou com a participação de 30 pesquisadores vindos de países da Europa, América do Norte e África.

    Na ocasião, Rubens apresentou o trabalho “From Subsidiarity and Localization to Norm Conception: Southern States in Aid/Cooperation Norm Circulation” que está em desenvolvimento em coautoria com o professor Carlos R. S. Milani.

    Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

  • 4 de abril de 2019

    Pesquisador do Labmundo tem Tese de doutorado premiada

    O Pesquisador Pablo Saturnino Braga teve a sua Tese “Potências regionais por uma nova ordem? A política externa de Brasil e África do Sul no campo dos direitos humanos”, orientada por Carlos Milani, coordenador do Labmundo, premiada com o segundo lugar do concurso de “Concurso de Melhor Tese do Instituto de Estudos Sociais de Políticos”. A Tese pode ser lida em nossa aba de publicações, ou neste link.

  • 1 de abril de 2019

    Inscrições para ST de “Política Externa Comparada” – ANPOCS 2019

    43º Encontro Anual edit
    Estão abertas as inscrições de artigo ou pôster para o ST “Política Externa Comparada”.  Este ST tem por objetivo reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação cujos trabalhos analisem conceitos e métodos de política externa comparada, buscando principalmente renovar o campo com abordagens mais atuais que priorizem métodos qualitativos comparados de pesquisa.  
    Os coordenadores deste ST serão Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ), coordenador do Labmundo, e Feliciano de Sá Guimarães (USP). Informações detalhadas nos links abaixo:

    EDITAL DA ANPOCS – 2019
    Apresentacao_ST_Política Externa Comparada

  • 23 de março de 2019

    Lançamento de Livro| Solidariedade e Interesse: Motivações e Estratégias na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

    O livro ” Solidariedade e Interesse: Motivações e Estratégias na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento”, de autoria de Carlos Milani será lançado, seguido de um debate, em São Paulo, no IRI-USP. O livro apresenta os resultados de mais de uma década de pesquisas sobre como os Estados utilizam a cooperação como ferramenta de suas respectivas políticas externas. O evento ocorrerá na quinta-feira (11/04), das 10:00 ao 12:00.  O IRI-USP fica localizado na Cidade Universitária – Professor Lúcio Martins Rodrigues Avenue, S / N – lanes 4 and 5 – Butantã, São Paulo.
    Solidariedade e Interesse: Motivações e Estratégias na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
  • 2 de fevereiro de 2019

    Coordenador do Labmundo participa de palestra em Sciences Po Strasbourg

    Carlos Milani, professor convidado em Sciences Po Strasbourg e na MISHA (Maison Interuniversitaire des Sciences de l’Homme – Alsace) em janeiro de 2019, fez uma palestra sobre o tema “Crise política no Brasil – consequências para as relaçōes Sul-Sul <http://www.iep-strasbourg.fr/agenda/conferences/conference/article/crise-politique-au-bresil-quelles-consequences-pour-les-relations-sud-sud/>  – Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019, 18h – anfiteatro  210.

  • 29 de janeiro de 2019

    LABMUNDO faz nova parceria com o Ateliê de Cartografia de Sciences Po Paris

    A parceria entre as duas instituições teve início em 2009, quando foi celebrado o ano da França no Brasil. A tradução do o Atlas da Mundialização para o português, por uma equipe coordenada pelo professor Carlos R. S. Milani (então na UFBA) pode ser considerada como o marco histórico do início dessa parceria, que cresceu com uma série de seminários e palestras ao longo dos anos. A partir de 2012, já a partir do IESP-UERJ, o diálogo caminhou no sentido da criação do Ateliê de Cartografia do LABMUNDO. Em dezembro de 2014, esse processo de parceria culminou na publicação pelos pesquisadores do LABMUNDO do Atlas da Política Externa Brasileira, por EdUERJ e CLACSO, em três línguas: português, espanhol e inglês. Além disso, a cooperação com Sciences Po Paris tornou possível, a publicação, em 2017, do Atlas da Política Brasileira de Defesa, um trabalho conjunto do LABMUNDO com o Observatório Político Sul-Americano.

    Visando a projetos futuros ainda mais ambiciosos, o LABMUNDO e Sciences Po Paris assinaram novo acordo de cooperação em dezembro de 2018. As imagens produzidas pelo LABMUNDO serão disponibilizadas na Mapoteca virtual de Sciences Po (http://cartotheque.sciences-po.fr/). Com isso, as imagens produzidas pelo LABMUNDO integrarão uma base científica internacional de mapas, gráficos e matrizes, ao lado das imagens feitas pelo Ateliê responsável pelo Atlas de l’Espace Mondial. No âmbito desse acordo, o sistema Khartis (https://www.sciencespo.fr/cartographie/khartis/) também será traduzido para o português.

    Além da tradução e difusão de imagens, esse acordo de cooperação apresenta a oportunidade de aprimoramento dos pesquisadores e abre portas para futuros projetos.

Pesquisar
Arquivos