Skip to content

Pesquisadores do Labmundo apresentam, na próxima semana, trabalhos no IX Encontro Da Associação Brasileira de Ciência Política

O LABMUNDO estará presente no IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, que será realizado em Brasília de 04 a 07 de agosto. Tendo como tema geral “1964-2014: Autoritarismo, Democracia e Direitos Humanos”, o evento conta com mesas redondas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos em diversas áreas temáticas, e reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais da Ciência Política de todo o Brasil e também do exterior.

Os pesquisadores irão apresentar trabalhos inseridos nas linhas de pesquisa do laboratório e outros referentes às suas pesquisas de pós-graduação. Na área temática Estudos de Política Externa, teremos as apresentações de: Danielle Costa da Silva (IESP-UERJ) com o trabalho “Política Externa Brasileira de Direitos Humanos: analisando a trajetória dos direitos humanos após a redemocratização por meio da Análise de Conteúdo de Discurso”; Pablo de Rezende Saturnino Braga (IESP-UERJ) com “Democratização e política externa de direitos humanos: um estudo comparativo entre Brasil e África do Sul”; Rubens de Siqueira Duarte (University of Birmingham – POLSIS), com “Capacidade e coerência: uma análise da política de cooperação internacional para o desenvolvimento entre o Brasil e o Reino Unido em Moçambique”; e Tassia Camila de Oliveira Carvalho (LABMUNDO/IESP-UERJ) e Renata Albuquerque Ribeiro (IESP -UERJ), com o artigo em conjunto “Inserção Internacional do Brasil e Política Externa Brasileira na Construção da Ordem Ambiental Internacional: desenvolvimento com sustentabilidade?”. E em Política Internacional, teremos o trabalho de Henrique Sartori de Almeida Prado (IESP-UERJ), “A cooperação descentralizada como instrumento da política para a fronteira no Mercosul”.

Por último, na área temática de  Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais, teremos o artigo “Análise de Conteúdo de Discurso: interpretando a política externa brasileira na fala de seus líderes políticos” de autoria de Danielle Costa da Silva, Renata Albuquerque Ribeiro e Tássia Camila de Oliveira. O artigo apresentará as diretrizes metodológicas e primeiros resultados do projeto Análise de Discursos de Política Externa do LABMUNDO.

Também haverá o lançamento do livro Desenvolvimento e Cooperação Internacional: relações de poder e política dos Estados, organizado por Elsa Sousa Kraychete (UFBA) e Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ).

Arquivos