Skip to content

Discursos

A análise de conteúdo tem por princípio uma abordagem investigativa e descritiva do conteúdo de mensagens, não negligenciando as influências sociais, políticas e econômicas, bem como o contexto histórico e geográfico no qual o pronunciamento está inserido. Essa abordagem é heterogênea, podendo ser aplicada de modo pluralista a diversas perspectivas teóricas e epistêmicas além de diferentes campos temáticos. Neste projeto do LABMUNDO, a análise de conteúdo é aplicada para converter materiais textuais em dados quantitativos e analisá-los de forma qualitativa para deduções lógicas para a verificação de hipóteses, levantamento de questões ou pressupostos, para a sua confirmação ou refutação.

Essa perspectiva analítica, quantitativa e qualitativa, possibilita ao pesquisador não apenas material empírico para sustentar argumentos causais, explicativos, interpretativos ou descritivos mais densos analiticamente, mas também permite identificar frequências, ocorrências e coocorrências de tópicos/categorias e saber os elementos que são incluídos ou são deixados de lado no processo de formulação da política externa.

Até o presente momento, o ACPOLEX conta com um banco de pronunciamentos oficiais que agrega os discursos dos Presidentes brasileiros de Sarney a Bolsonaro (1986-2020) e os discursos dos ministros do MRE (de 2001-2020). Utilizamos o software de análise NVivo através do qual são feitas a seleção, codificação e análise dos pronunciamentos, de acordo com os objetivos da pesquisa realizada.

Produção

O Projeto já gerou artigos e tese de doutorado que aplicaram a metodologia da análise de conteúdo na análise da política externa brasileira. Os pesquisadores integrantes e ex-integrantes do projeto desenvolveram trabalhos apresentados em diversos seminários e congressos, entre eles: o IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (2014); o 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, onde foi apresentado um painel completo composto por trabalhos oriundos do projeto (2015); e o 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política (2017). Para o futuro, três avenidas de pesquisa estão sendo desenvolvidas: (i) a integração de pronunciamentos oficiais de ministros das relações exteriores; (ii) a abertura de um banco de pronunciamentos oficiais de outras potências regionais; (iii) um banco temático de pronunciamentos oficiais (presidenciais e ministeriais) em matéria de mudanças climáticas (parceria com o Instituto Clima e Sociedade).

Abaixo listamos as produções que foram resultados do Projeto:

Aplicação metodológica da análise de conteúdo em pesquisas de análise de política externa
Danielle Costa da Silva e Lorena Granja Hernández. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 33, 2020, p.1-48.  DOI: 10.1590/0103-3352.2020.33.218584.

A Análise de Conteúdo como método analítico no campo da Política Externa
Danielle Costa da Silva. In: 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política, 2017, Montevidéu. Anais do 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política, 2017. v.1. p.1 – 31.

A agenda de direitos humanos na política externa brasileira e a participação das ONGs no seu processo de formulação
Danielle Costa da Silva.
Tese de doutorado defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.

A análise de conteúdo de pronunciamentos oficiais como metodologia interpretativa da política externa brasileira
Danielle Costa da Silva, Renata Albuquerque Ribeiro e Tássia Camila de Oliveira Carvalho. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 6, nº 2, 2015.

Política externa brasileira de direitos humanos do governo Dilma Rousseff (2011-2014): análise de conteúdo de discursos oficiais
Danielle Costa da Silva. In: 5º Encontro Nacional da ABRI, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2015. v.0. p.01 – 25.

Análise de Conteúdo de Discurso: Interpretando a Política Externa Brasileira na fala de seus líderes políticos
Danielle Costa da Silva, Renata Albuquerque Ribeiro e Tássia Camila de Oliveira Carvalho. Anais do IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, 04 a 07 de agosto de 2014.

Política Externa Brasileira de Direitos Humanos: Analisando a trajetória dos Direitos Humanos após a redemocratização por meio da análise de conteúdo de discurso
Danielle Costa da Silva. Anais do IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, 04 a 07 de agosto de 2014.

Contribuições de integrantes anteriores:

A política externa brasileira pós-transição democrática: A análise de conteúdo dos discursos
Tássia Camila de Oliveira Carvalho, Renata Albuquerque Ribeiro. In: 5º Encontro Nacional da ABRI, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2015. v.0. p.01 – 25.

Análise de conteúdo de discursos dos Ministros de Estado dos Governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2014) a partir da diplomacia pública
Pablo Victor Fontes Santos e Alana Camoça Gonçalves Oliveira.
Conjuntura Austral. Revista do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais da UFRGS, v. 6, p. 77, 2015.

“Diplomacia pública e diplomacia midiática – um panorama comparativo dos Governos Lula (2003-2010) e o Governo Dilma (2011-2014) a partir da Análise de conteúdo de discursos oficiais de Política Externa Brasileira”.
Pablo Victor Fontes Santos e Alana Camoça Gonçalves Oliveira.
In: 5º Encontro Nacional da ABRI, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2015

Política Externa Brasileira e Eleições 2014
Taísa Rezende Soares e Juliana Pinto.
In: 5º Encontro Nacional da ABRI, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2015. v.0. p.01 – 25.. v.0. p.01 – 25.

Equipe responsável:

Profª Drª. Danielle Costa da Silva (IRID-UFRJ), coordenadora
Beatriz Triani, mestranda em Ciência Política no IESP-UERJ
E-mail para contato: discursoslabmundo@gmail.com